terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

FUNDACENTRO apoia o banimento do amianto no Brasil

NOTA DA FUNDACENTRO DE
APOIO À CAUSA DO BANIMENTO DO AMIANTO NO BRASIL.
A presidência da Fundacentro manifesta seu apoio ao cientista da Fiocruz, Hermano Albuquerque de Castro, vítima de tentativa de intimidação, através de via judicial, por entidade que unilateralmente defende a posição da indústria do amianto no Brasil.
A manifestação de Castro é um dever cientifico e um direito democrático da cidadania brasileira, conquistado depois dos anos de obscurantismo que não pode ainda prevalecer.

Acresce que a Fundacentro, ela própria, e seus eminentes pesquisadores, têm também posição inequívoca sobre a necessidade do banimento do amianto por indústrias brasileiras para preservar a saúde do trabalhador.

Assim, a Fundacentro defende que se acelerem as gestões do Governo federal para o processo de substituição do mesmo em nossas atividades da construção civil, em particular.

Em 27 de fevereiro de 2012.

Eduardo de A. Costa
Presidente
Fundação Jorge Duprat de Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho – FUNDACENTRO – MTE.


Para entender o caso leia nesse blog o artigo “Amianto: Presidência da Fiocruz repudia interpelação judicial a pesquisador” no link: http://leonardomesentier.blogspot.com/2012/02/presidencia-da-fiocruz-repudia.html