domingo, 19 de fevereiro de 2012

Carnaval no Rio de Janeiro: utopia alegre do tempo presente.

O carnaval é uma explosão de criatividade artística. Fantasias, músicas, alegorias são renovadas de ano um para outro, necessariamente. Os foliões criam personagens através de fantasias, e assim recriam a si mesmos, refazem suas identidades e promovendo, muitas vezes, a crítica social.

O filosofo Adolfo Sánchez Vasquez sugere que a criatividade é o que distingue, a nós humanos, dos outros animais. A criatividade é manifestação do desejo de humanização do mundo. É anti-alienação. É por meio de sua criatividade que a sociedade humana transforma o ‘mundo natural’ em ‘mundo humano’.

Os ranchos, os maracatus, blocos e as escolas de samba são organizações coletivas espontâneas, com a finalidade de principal de promover a troca cultural na sociedade. E, pelo menos em sua origem, são autônomas em relação ao Estado e realizam uma troca gratuita de valores culturais. O carnaval é a festa do artista popular e da arte popular, por excelência - ainda que os famosos tenham descoberto uma forma de ganhar com situação. Músicos, bailarinos, figurinistas; nas ruas, nos desfiles; com as mais diferentes e surpreendentes fantasias.

No carnaval, a praça e as ruas são, de fato, do povo. Os foliões invadem as ruas e praças dissolvem identidades e mecanismos de distinção social e promovem a convivência fraterna no espaço público.

O carnaval se torna, portanto, a festa que possibilita o relacionamento transversal das classes sócias e grupos de renda, na sociedade contemporânea. Tudo, no carnaval, converge para uma grande festa de confraternização coletiva, no espaço público.

Os ranchos, os maracatus, blocos e as escolas de samba são organizações coletivas espontâneas, com a finalidade de principal de promover a troca cultural na sociedade. E, pelo menos em sua origem, são autônomas em relação ao Estado e realizam uma troca gratuita de valores culturais. Músicos, bailarinos, figurinistas; nas ruas, nos desfiles; com as mais diferentes e surpreendentes fantasias: o carnaval é a festa do artista popular e da arte popular, por excelência - ainda que os famosos tenham descoberto uma forma de ganhar com situação.

Explosão de criatividade humana, apagamento de distinções sociais, confraternização no espaço público, festa popular de humanização do mundo. O carnaval, mais que prova, é a expressão do desejo coletivo de “um outro mundo possível”.

O carnaval é a grande utopia alegre do tempo presente.

Esse artigo é uma redição de uma rtigo publicado neste blog em 12 de fevereiro de 2010.